21 de abril de 2014

Atos da Páscoa - Depoimento

"Quando você se torna adulto?
Quando fica tentando entender o que há na cabeça das crianças".
As vezes eu fico tentando entender.
Hoje realizei que cada uma tem coisinhas diferentes na cabeça.
Me peguei, sábado passado, carregando por minutos a fio uma guria quase tão pesada quanto eu, simplesmente porque ela se pendurou no meu pescoço como se fosse pra sempre.
Ela vive em um orfanato há pouquíssimo tempo.
E assim são as crianças de lá: umas exageram nos beijos e abraços (muitas vezes sai um "eu te amo"), mas também exageram na rebeldia, em falar alto, brigar com os colegas. Esses sentimentos exaltados, contraditórios, desequilibrados, nos emociona.
Hoje, em outra realidade, as crianças olhavam curiosas as caras pintadas, umas interagiam, outras desprezavam mesmo, a maioria brincou, sorriu, mas de forma mais calma, mais sensata.
Elas vivem com suas famílias.
É essa a diferença que o equilíbrio faz na vida de uma criança. Não importa se é pobre ou rica, CARINHO é fundamental.
Educar é carinho,
dar condições básicas de vida é carinho,
brincar é carinho,
respeitar é carinho.
É com emoção que, por isso, eu parabenizo o pessoal do Orfanato Nosso Lar. Porque eles nos dão uma lição de carinho a cada visita, a cada criança que chega de um jeito e apesar dos traumas, se transforma.
Espero que nós, nessa páscoa, tenhamos levado não somente ovos de chocolate, mas dado em cada lugar que visitamos carinho e atenção que cada criança merece.
Por: Bárbara Moura (Babi) - Voluntário do Projeto Social Vagalumes

Nenhum comentário: